segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Bira

O Bira é um pernambucano boa gente.
Muito falante, cheio de amigos e super solícito.
Onde ele está, o sorriso é farto.
Também é uma pessoa simples. Gargalhando, conta uma história que ele quase comeu o guardanapo do avião, pensando que era tapioca (na sua primeira viagem aérea).
Foi funcionário de um extinto banco público do estado de São Paulo, se transferindo para cá, após o fechamento da agência bancária daquela instituição, em Recife, no final dos anos noventa.
Recife, inclusive, que é a sua terra natal, onde Bira tem muitos amigos.
Dias desses ele foi passar férias na casa dos pais, em Pernambuco, e resolveu pegar uma "corzinha" na Praia de Boa Viagem, aquela que, de vez em quando, um tubarão faz um pequeno lanchinho com algum surfista desavisado.
Temeroso desses ataques, o Bira resolveu ficar bebericando a sua cervejinha, na areia.
Escolheu um local bem tranquilo, ficou ao lado de um carrinho de bebidas, onde um garotinho fazia um churrasquinho bem cheiroso e, assim, o dia foi passando.
Ao seu lado estavam dois estrangeiros, muito alegres e que não paravam de falar, um minuto sequer, provavelmente das belezas naturais e humanas da praia recifense.
Os dois também consumiam bastante na barraquinha onde o Bira se aportara.
Nesse ínterim, o garotinho do churrasco procura o nosso amigo e pede um favor.
Já que ele não falava patavinas de inglês, pediu ao nosso bom pernambucano, que perguntasse aos dois gringos se eles se interessavam por um pouco de farinha.
O Bira ficou meio constrangido, pois mesmo um pouco alto, não gostava muito "dessas coisas ligadas ao tóxico".
Mas, mesmo assim, devido à insistência do garotinho, resolveu arranhar um pouquinho no seu inglês, perguntando baixinho aos dois (sob o olhar atento do menininho).
- "Hei, man! Do you want cocaine?"
O garotinho ao ouvir a palavra "cocaine", deu um vigoroso salto para trás e muito assustado gritou para o Bira:
- "Moço, pelo amor de Deus, não é para oferecer cocaína, não! Era só uma farinha de mandioca para o churrasquinho, que eles acabaram de comprar!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário