quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

"Timão, todo poderoso timão"

Ontem, fui convidado por um grupo de amigos corintianos para assistir o jogo do time deles contra o Bragantino.
Jogo de uma única torcida, Ronaldo e Roberto Carlos em campo, não pensei duas vezes: aceitiei na hora o convite.
Cheguei bem cedo ao estádio e encontrei de cara, um dos professores.
Resolvemos entrar com muita antecedência, a fim de conseguirmos um bom lugar, nas cadeiras especiais laranjas.
Aos poucos o campo foi enchendo (deu mais de trinta e quatro mil pessoas lá), foram chegando os outros professores e depois de muitos cachorros quentes e guaranás, o juiz apitou o início da partida.
Foi um jogo eletrizante, com gol logo no início, pressão do time adversário, torcida impaciente com alguns jogadores, frisson das organizadas na arquibancada, jogadas bonitas e uma vitória merecida do time da casa.
Choveu muito, muito mesmo, no Pacaembu, um dos estádios mais charmosos que eu conheço.
Saímos muito felizes, muito molhados e apressados, já que a estação de metrô mais próxima ainda exigia uma boa caminhada e o seu horário de fechamento estava próximo.
Dentro do trem, muita conversa sobre futebol, um pouquinho sobre trabalho e a certeza que voltaríamos a algum outro jogo do Timão.
Desceram dois na Sé e o terceiro em Santana.
Segui sozinho para o Tucuruvi.
Nesse caminho solitário até a minha casa, pensei muito naquelas emoções vividas e percebi o quanto importante é, não sermos intolerantes.
Eu não sou corintiano!
Mas, com o coração aberto tive uma noite deliciosa.
Torci pelo time, fiquei chateado quando o Bragantino empatou, sorri quando a torcida sacaneou o meu time, que jogava em outra cidade e estava perdendo, e vibrei muito quando o Corínthians fez o segundo gol.
Notem que, eu continuo torcendo para que o meu time seja campeão, mas vou continuar assistindo as pelejas dos times adversários, que jogam um bonito futebol.
Essa tolerância me permitiu usufruir de momentos felizes ao lado dos meus amigos.
E quantas vezes não conseguimos compartilhar um bom show musical, ao lado de pessoas queridas, pelo simples fato daquele gênero não nos apetecer!
Como a gente poderia se divertir mais, frequentando alguns lugares que não tem muito a ver com o nosso estilo de vida, mas são aqueles onde, algumas pessoas que gostamos, se sentem bem?
Como seria interessante ir a festas de religiões diferentes da nossa, compartilhando uma boa companhia de alguma pessoa querida.
Nesse jogo, do Pacaembu, tinham dois garotos que estavam indo pela primeira vez a um campo de futebol, ver o seu time do coração.
Do lado deles, estava eu, um terceiro garoto, vendo pela primeira vez dois grandes ídolos atuarem lado a lado.
Obrigado meus amigos, por me permitirem compartilhar de tamanha emoção e alegria.
E estou de coração aberto para torcer mais vezes, pelo time de vocês...

2 comentários:

  1. Oi Evanir!!!

    Concordo com sua ideia sobre tolerância. Quando for assistir ao Timão novamente me liga pra eu ir junto.

    Abraços, Duilio

    ResponderExcluir
  2. Com certeza, Duilio.
    Será um prazer imenso.
    Grande abraço, cara!!!

    ResponderExcluir