quarta-feira, 21 de julho de 2010

Acondicionamento

Um cientista russo, chamado Ivan Pavlov, fez várias experiências sobre o acondicionamento, usando animais para comprová-las.
Uma das mais conhecidas, mostrava como a associação de um som, despertava em um cachorrinho o ato da salivação.
Era mais ou menos assim, sempre que o cientista dava comida para um cãozinho, ele fazia soar uma campainha.
Não deixava em nenhum momento a associação entre a comida e o som.
Até que, passado algum tempo, era só tocar a sinetinha que, mesmo sem dar nenhuma comida, o animalzinho já começava a salivar. Ou seja, ele já estava acondicionado a esperar o seu alimento, após aquele som.
Impressionante, pois a partir daí, muito do comportamento humano passou a ser estudado sob esse olhar: o do acondicionamento.
Conversando sobre isso com uma amiga, ela me contou que tinha um cachorrinho que não se importava com o local onde fazia o seu xixizinho.
Se estava na sala e lhe desse vontade, era lá mesmo que ele fazia. Se estava na cozinha, no quintal, na garagem ou onde quer que seja, levantava a patinha e zás, batizava o lugar.
Então, ela pediu conselhos a um veterinário, sobre como treiná-lo para não fazer mais isso.
Foi-lhe recomendado, que todas as vezes que o seu cãozinho fizesse as suas necessidades em local inadequado, que ela pegasse o seu focinho e o aproximasse do xixi, dizendo de maneira firme, um "não pode".
E assim foi feito, durante semanas.
O cachorrinho fazia o xixizinho e a sua carinha era colocada próxima ao local, logo após o ato, pela sua dona.
Apesar de achar o método cruel e também pouco ortodoxo, eu acabei perguntando se tinha dado resultado.
Ela me disse, toda brejeira:
- "Olha, ele continou fazendo as suas necessidades onde lhe dava na telha, mas dali em diante, depois que ele faz, ele abaixa sozinho a cabecinha e cheira o seu xixi, sem precisar de ninguém para forçá-lo a isso."
Pronto, estava acondicionado...

Nenhum comentário:

Postar um comentário